Jogo com 18 quintilhões de planetas exploráveis

O jogo No Man’s Sky se tornou um marco para o mercado de games quando lançou, em 2016, uma aventura de exploração espacial em 18 quintilhões de planetas diferentes, gerados por uma fórmula matemática. Por Lucas ArrazCanaltech

Se o assunto do momento é a criação de um metaverso — mundo virtual que tenta replicar a realidade em ambientes digitais — por parte de empresas como FacebookMicrosoft, nos games, No Man’s Sky imagina o quão extenso é o cosmos. O jogo apresenta quintilhões de mundos únicos, mais precisamente 18.446.744.073.709.552.000 deles.

A aventura de ficção científica e sobrevivência espacial utiliza uma fórmula procedural para determinar os detalhes de cada planeta, como características de sua atmosfera, do solo e até mesmo de formações rochosas. Tudo é combinado a partir de matemática. A fórmula desenvolvida pelo estúdio Hello Games, uma pequena empresa do Reino Unido, considera um conjunto de regras na hora de gerar um planeta, de forma que esse universo mantenha uma coerência para o jogador.

A aventura de ficção científica e sobrevivência espacial utiliza uma fórmula procedural para determinar os detalhes de cada planeta, como características de sua atmosfera, do solo e até mesmo de formações rochosas. Tudo é combinado a partir de matemática. A fórmula desenvolvida pelo estúdio Hello Games, uma pequena empresa do Reino Unido, considera um conjunto de regras na hora de gerar um planeta, de forma que esse universo mantenha uma coerência para o jogador.

No Man’s Sky Frontiers TrailerHelloGamesTube

Introducing No Man’s Sky’s 17th free update: FRONTIERS. Explore procedurally generated alien settlements, learn their stories and help them develop thriving communities. Construct your own grand structures with new base parts and new building tools.

Os desenvolvedores de No Man’s Sky estimam que o jogador vai precisar de pelo menos 585 bilhões de anos para ver todos os mundos gerados pela máquina. A extensão de cenários criados pela fórmula é tão imensa, que é praticamente improvável que duas pessoas desembarquem no mesmo mundo, no mesmo período — pelo menos aleatoriamente.

Isso porque o jogo também ganhou uma função multiplayer em 2018. O espaço multijogador permite que até 8 jogadores nos consoles ou 32 astronautas na versão de PC realizem missões de desbravamento em conjunto. Toda vez que um jogador for o primeiro a visitar um planeta ou o primeiro a identificar uma espécie animal, ele será registrado como o descobridor e poderá até escolher um nome para o local ou para a criatura.

Dentro do videogame, cada planeta visitado é gerado no momento em que a aterrissagem é definida. Sair do mundo faz com que tudo se desfaça. O jogo foi configurado desta forma para poupar o espaço interno dos consoles e PCs com os quintilhões de planetas.

É possível plantar, construir e interagir com vidas e vilas dentro de cada mundo. As criaturas também são geradas proceduralmente, com tamanhos, formas, cores e comportamentos muito variados. O objetivo inicial do game é chegar até o centro do universo.

Na mecânica, o jogador pode interagir e até se tornar uma espécie de prefeito de verdadeiras cidades nos mundos da aventura.

A população de uma colônia depende do jogador para gerenciar as finanças, tomar decisões políticas e partir para a resolução de conflitos. Cada colônia é gerada processualmente, com prédios únicos, layout, cores e decoração diferentes.

No Man’s Sky conta atualmente com planetas povoados de vida e funções que permitem os jogadores se aventurarem juntos por esse universo, no entanto, o título da Hello Games estreou em agosto de 2016 bem diferente do que foi prometido.

No Man’s Sky está disponível para PlayStation 4PlayStation 5Xbox One, Xbox Series e PC.

site oficial traz mais detalhes com imagens para cada um dos novos recursos que Frontiers vai trazer para o game. tecmundo

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