A Caixa deve lançar no mês que vem um programa destinado a implantação de energia solar nas residências brasileiras. O Caixa Energia Renovável vai financiar a aquisição de placas solares com juros de 1,17% ao mês, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, ao programa Brasil em Pauta deste domingo (12). “É a menor taxa de crédito”, disse Guimarães. UOL Economia

O financiamento poderá ser contratado por meio do celular, pelo aplicativo Caixa Tem. Ele terá carência de seis meses e cinco anos para o pagamento.

Guimarães falou de outra iniciativa voltada à sustentabilidade: o Caixa Florestas. Por meio desse programa o banco pretende investir R$ 150 milhões para patrocinar a plantação de 10 milhões de árvores em cinco anos. Segundo o presidente da Caixa foram selecionados quatro projetos. Serão 4 milhões de árvores, 5 mil nascentes, e 4 milhões de pessoas sendo beneficiadas.
Pedro Guimarães também falou sobre a abertura de 268 agências da Caixa no interior do Nordeste. Ele destacou que o banco vai na contramão dos demais, que estão fechando postos, porque abre agências em locais de difícil acesso, onde nenhuma instituição chega. Também comentou sobre o crescimento da Caixa no agronegócio, sobretudo no segmento de baixa renda, no caso o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
“Não vamos focar nas grandes empresas, que não precisam da Caixa”, disse.
O Brasil em Pauta vai ao ar às 19h30 na TV Brasil.
Brasil em Pauta – Caixa Econômica Federal e o financiamento de projetos sustentáveis
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães conversa sobre os programas do banco com foco na sustentabilidade e preservação das florestas.
O banco lança uma nova linha de crédito para financiar projetos de produção de energia limpa para pessoa física e jurídica e investe no programa Caixa Floresta para o plantio de árvores em áreas degradadas.
O presidente da Caixa também fala sobre a nova linha de crédito do Caixa Tem e novidades na gestão do banco que rendeu a melhor classificação em governança em estudo do TCU.

A Caixa apoia quem desenvolve projetos destinados à economia de energia e, principalmente, à utilização de energias alternativas renováveis. Estimular iniciativas voltadas à eficiência energética é contribuir para um país com mais desenvolvimento, preservação ambiental e bem-estar para a sociedade.
Empreendedores privados que atuam nos setores de energia e bioenergia podem contar com um financiamento de longo prazo para gerar, transmitir e distribuir energia.
Confira os projetos financiáveis:
• Pequenas Centrais Hidrelétricas
• Usinas Hidrelétricas e Termoelétricas
• Parques Eólicos e Solares
• Projetos de Iluminação Pública Municipal
• Linhas de Transmissão
• Usinas de Álcool e Açúcar
• Outros Projetos de Bioenergia