Em um incentivo para que as pessoas permaneçam em suas casas durante o surto do novo coronavírus (COVID-19), o Google disponipilizou os jogos que fizeram sucesso ao longo dos últimos anos. Renê Fraga – Discovery
O primeiro jogo liberado, dentro os 10 que são planejados, está o de linguagem de programação para criança, exibido na página inicial do Google em 04 de dezembro de 2017, na época, o Google celebrou os 50 anos desde que as linguagens de programação para crianças foram introduzidas no mundo.
No Doodle, desenvolvido pela equipe do Google, Blockly e os pesquisadores do MIT Scratch, as crianças precisam ajudar o “coelho”, em 6 níveis de dificuldade, em uma missão para reunir seu alimento favorito ao agrupar blocos de codificação. O logotipo usa a linguagem de programação Scratch – desenvolvida pelo MIT – para crianças.
Para marcar a ação, o Google está exibindo uma ilustração especial na página inicial do buscador no PC e no celular, em que um personagem com boné aparece usando o computador dentro do logo da empresa. A figura acompanha a mensagem “Fique em casa e jogue os melhores Google Doodles antigos”. Rodrigo Fernandes – TechTudo
Alguns Doodles que fizeram sucesso não devem ficar de fora da ação, como a reprodução do Pac-Man no buscador principal do Google, criado em 2010 em comemoração aos 30 anos do jogo. Outro Doodle clássico que pode participar do projeto colocou um Cubo Mágico no lugar da logo da empresa, para que o usuário resolvesse o quebra-cabeça online. O jogo foi exibido em 2014, em comemoração aos 40 anos do brinquedo.
Outras apostas são o Doodle de Dia das Bruxas de 2018, o primeiro a apresentar um game multiplayer, em que era possível jogar com amigos ou pessoas aleatórias de qualquer parte do mundo pelo próprio buscador, e o primeiro Doodle com inteligência artificial, lançado em 2019 em homenagem ao músico e compositor alemão Johann Sebastian Bach. A animação permitia que os usuários compusessem suas próprias melodias.
Os Doodles do Google são versões personalizadas do logo do buscador para comemorar datas como feriados, aniversários e a vida de artistas, cientistas e pioneiros em diversas áreas. Alguns deles são experiências interativas ou jogos que podem ser uma boa opção para passar o tempo. Há clássicos como Pac-Man e Cubo Mágico, e até games desenvolvidos pelo próprio Google, alguns Doodles simulam instrumentos musicais ou são experimentos feitos com inteligência artificial e realidade virtual.
Apesar de ficarem por tempo limitado na página inicial do Google, todos os Doodles continuam disponíveis em um acervo pouco conhecido pelos usuários. Isabela Cabral – TechTudo
7 comentários