A Panasonic revelou um protótipo de sua nova bateria cilíndrica de íons de lítio de alta capacidade para carros elétricos: a 4680 (46 mm de diâmetro e 80 mm de altura). Trata-se de um novo tipo de bateria em que a empresa vem trabalhando, pelo menos desde que a Tesla anunciou oficialmente este novo padrão em setembro de 2020. Mark Kane – INSIDEEVS
A nova bateria protótipo grande foi desenvolvida para ajudar a Tesla a baixar os custos de produção de veículos eléctricos (EV), naquela que é também uma estratégia para aprofundar os laços comerciais com o seu principal cliente dos EUA, segundo a ‘Reuters’. Inês Amado – Executive Digest
A decisão da Tesla de diversificar os fornecedores de baterias para empresas como a LG Energy Solution e a Contemporary Amperex Technology da China, bem como a venda de ações da Tesla pela Panasonic tinham levantado questões sobre o futuro da parceria entre as duas grandes empresas na última década.
Contudo, sendo o único fabricante da bateria do formato 4680 (46 milímetros de largura e 80 milímetros de altura), a Panasonic deveria continuar a ser um fornecedor importante para a Tesla, pelo menos para os seus modelos mais caros.
Com as especificações aprimoradas da 4680 ‘original’ e custos de produção mais baixos, a Panasonic gostaria de entrar em uma nova fase de seu negócio de baterias automotivas e já sugeriu que está disposta a investir no projeto.
Até onde sabemos, pelo menos alguns outros fabricantes também trabalham no modelo 4680, na esperança de receber futuramente uma encomenda de grande volume da Tesla. No entanto, o projeto da Panasonic pode ser o mais avançado, ao menos por enquanto.

The head of the Panasonic battery division Kazuo Tadanobu (Kazuo Tadanobu) introduced the new 4680 battery, stating that its capacity is five times larger than that of the previous smaller model. He said the battery was designed to meet Tesla’s needs and that Panasonic plans to supply it to the American electric car manufacturer. Kazuo Tadanobu said that Panasonic plans to launch a trial production of 4680 battery cells in Japan by March 2022. In October, Tesla already announced that it plans to start using 4680 batteries in its cars next year.
A título da explicação, a Panasonic também anunciou que a empresa não oferecerá baterias de ferro-lítio (LFP), muitas vezes vistas como uma alternativa acessível para carros elétricos mais baratos e de autonomia mais baixa ou sistemas de armazenamento de energia.
É interessante porque este mercado é bastante significativo. A Tesla usa o padrão LFP – a empresa mudou toda a sua linha de veículos de gama padrão para LFP – e de acordo com algumas reportagens, até a Apple está procurando um fornecedor de baterias LFP.
As baterias LFP, 95% das quais são fabricadas na China, são consideradas mais baratas e seguras do que as baterias à base de níquel, mas têm menos densidade de energia e precisam de ser recarregadas com mais frequência, sendo que as baterias para automóveis da Panasonic são de níquel-cobalto-alumínio (NCA).
2 comentários