As montadoras Renault, Nissan e Mitsubishi Motors pretendem investir 23 bilhões de euros em tecnologia para veículos elétricos nos próximos cinco anos. O investimento faz parte de um plano anunciado nesta quinta-feira (27) pelos parceiros da aliança franco-nipônica, que atualiza a estratégia do grupo para veículos elétricos. CURIOSIDADES NA INTERNET
As empresas planejam ter 35 novos modelos de veículos elétricos e um total de 220 gigawatts-hora (GWh) de capacidade de produção de baterias em seus principais locais de produção no mundo até 2030, segundo comunicado conjunto.

A partir da “Aliança para 2030”, a expectativa é de que ao menos 30 novos modelos de carros elétricos sejam lançados no mercado até o ano de 2030, de acordo com fontes da publicação. Os carros irão usar cinco plataformas comuns, sendo que quatro delas já estão desenvolvidas e implantadas parcialmente, ao passo que a quinta deverá ser lançada em meados de 2025. Roberta Souza – Click Petróleo e Gás
Das plataformas citadas, uma é designada a carros mais acessíveis e a outra a SUVs elétricos. As outras duas, entretanto, são destinadas para carros minúsculos (kei cars) e veículos comerciais leves. Já a quinta plataforma, que ainda está sendo desenvolvida pelos profissionais responsáveis pelo setor na Renault, irá ter como foco os modelos compactos.
A Nissan já tinha optado por utilizar esta plataforma, denominada de CMFB-EV, e outros componentes que são padronizados, para tornar o carro compacto Nissan Micra elétrico. Além disso, a Renault deve produzir um carro elétrico parecido baseando-se nesta mesma plataforma, segundo as fontes. A previsão de lançamento do Micra EV é ainda para essa década.