Tesla ultrapassa sinal vermelho, bate em outro carro e mata duas pessoas. De quem é a culpa?

Tesla ultrapassa sinal vermelho, bate em outro carro e mata duas pessoas. De quem é a culpa?Visão Libertária

Essa é uma questão inevitável para operadores do direito, juristas e filósofos de forma em geral. Quem é o culpado pela decisão tomada por um software com inteligência artificial? Peter TurgunievAncap.su

Em fevereiro de 2020, o conselho de segurança do trânsito nos EUA declarou que o Tesla Autopilot pode ser considerado o culpado em casos recentes de acidentes fatais envolvendo o piloto automático. A principal crítica é que, apesar da Tesla não garantir que o Autopilot é capaz de guiar o carro sozinho e pedir nas linhas finas que o motorista mantenha atenção ao trânsito o tempo todo, o sistema e o marketing fazem parecer que o carro é completamente autônomo, induzindo seus motoristas a ficarem indolentes com a tecnologia ligada. João Gabriel NogueiraMundo Conectado

17.abr.2021 - Carro Tesla destruído após bater em uma árvore em Houston, no Texas. Duas pessoas morreram - REUTERS

Dois homens morreram depois que um veículo da Tesla bateu em uma árvore na noite de ontem em Woodlands, ao norte de Houston, no Texas (EUA). A sargento Cinthya Umanzor, do condado de Harris, disse à emissora KHOU-TV que “não havia ninguém no banco do motorista”. Segundo as autoridades, o veículo, um Tesla Model S 2019, viajava em alta velocidade e perdeu o controle durante uma curva antes de atingir uma árvore. O carro pegou fogo. Depois que os bombeiros apagaram o fogo, dois corpos foram encontrados. Um estava no lugar do passageiro e outro no banco de trás. As vítimas não tiveram os nomes divulgados, mas tinham 59 e 70 anos. uol Carros

Até 19/04/2021, a National Highway Traffic Safety Administration, agência de segurança automotiva dos EUA, investigava 27 acidentes com os veículos da empresa.

Vídeo mostra carro da Tesla detectando sinal vermelho e parando sozinho

Vamos tomar como exemplo um caso que aconteceu em dezembro de 2019, mas cuja denúncia só aconteceu agora. Kevin George Aziz Riad, de 27 anos estava em seu Tesla Modelo S, com uma mulher de carona. Ele estava no banco do motorista, mas alegava que não estava guiando e sim havia acionado o piloto automático. Nesta situação, acelerou-se acima da velocidade permitida, num sinal tradicional vermelho, e ultrapassou nesta situação, no subúrbio de Gardena, atingindo um carro, um Honda Civic, onde estavam outras outras pessoas. Como duas pessoas no Honda, Gilberto Alcazar Lopez e Maria Guadalupe Nieves-Lopez, faleceram no local. As pessoas no Telsa mas chamadas foram levadas ao hospital.

O promotor da cidade considerou que a legislação local considera que o autopilot, o piloto automático do tesla, não é totalmente autônomo e sim apenas um auxílio ao motorista. De fato, existe uma classificação de 5 níveis para sistemas de direção automatizada e o Tesla é considerado apenas nível 2. Isso significa que, apesar do carro ser capaz de guiar normalmente em condições normais, o motorista é requerido a monitorar o carro e, se notar que ele está fazendo algo errado, tem a obrigação de intervir no carro. Portanto, mesmo o carro estando no piloto automático, acusou o motorista, Kevin Riad, de homicídio veicular doloso, por dolo eventual. Esse tipo de acusação seria mais ou menos a mesma aqui no Brasil, acidentes de carro que resultam em morte geralmente geram acusações de homicidio culposo, ou seja, sem intenção de matar. Porém, casos em que o motorista está acima da velocidade e ultrapassa sinal vermelho, considera-se que a pessoa assumiu o risco do resultado, ou seja, o dolo eventual e portanto, vira homicídio doloso, mais grave. O resultado da acusação ainda não saiu. Mas, segundo o promotor, como a direção automatizada é classificada como nível 2, ela é apenas um auxiliar a direção e a pessoa continua sendo responsável por tudo que acontece.

A motorista de um Model 3, da Tesla, cruzou o sinal vermelho na cidade de San Francisco numa tarde de domingo (21 de Julho de 2019) e bateu em um Mini Cooper, que atingiu um casal que cruzava a faixa de pedestres. O impacto acabou matando Benjamin Dean, de 39 anos. Sua esposa, também envolvida no acidente, está hospitalizada em estado crítico. Canaltech

O Model 3 conduzido pela mulher — que não teve seu nome revelado — foi alugado na tarde sábado (20) no aplicativo de compartilhamento de carros Getaround. A motorista tem 22 anos e foi presa pela polícia (veja abaixo), sob suspeita de homicídio involuntário usando o veículo. Ela não ficou ferida, bem como os ocupantes do Mini Cooper.

O sargento Frank Harrell, da divisão de tráfego da polícia de San Francisco ainda afirmou que a câmera de vigilância e tecnologia de gravação de dados no Model 3 devem fornecer mais evidências.

O CEO Elon Musk, disse que está “altamente confiante de que o carro será capaz de dirigir sozinho com confiabilidade superior à humana”.

A Tesla recomenda aos condutores que, ainda que usem seu sistema Autopilot, fiquem atentos ao trajeto e prontos para assumir o controle do veículo, se necessário for.

A verdade é que nós humanos dirigimos terrívelmente mau. Mesmo sistemas automatizados de nível 2 tem um nível de acidentes dez vezes menor que com humanos. Portanto, até do ponto de vista do risco, quanto antes chegarmos nos carros de nível 4 ou 5 melhor para todos nós. O fato de haver alguma dificuldade de responsabilização, por óbvio não retira o benefício de um risco muito menor. O acidente com o tesla em que morreram duas pessoas, infelizmente, não vão deixar de existir.

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