Sumir de vez do mundo online é bem mais complexo do que simplesmente apertar uma sequência de botões. Informações pessoais estão cada vez mais expostas na internet – muitas vezes, disponibilizadas pelos próprios usuários. Luana Nunes – Gizmodo
Mas também há grandes chances de que centenas de páginas que você jurava que foram esquecidas para sempre — blogs antigos, contas no Tumblr, perfis de redes sociais que ninguém mais usa — ainda sirvam de caminho para encontrá-lo.
Mas como desaparecer totalmente da internet? Ou, pelo menos, sumir com coisas que você não faz nenhuma questão que os outros tenham acesso?
Pratique a lei do desapego
Encerrar contas antigas, que você já não usa mais, é um bom começo. Entre em redes sociais, serviços e apps que você lembra ter criado um perfil em algum momento. Ao encontrar algo que você não deseja, exclua a conta manualmente — não apenas saia ou desative.
Pense em quais redes sociais você possui perfil. Além das mais famosas, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram, você provavelmente também possui contas públicas em sites como o Tumblr, Google+ ou até mesmo o MySpace. Tente se lembrar também em quais sites de compras você também já se registrou. As mais comuns podem incluir Amazon, Submarino, Americanas, Netshoes e outras. Dimitri Pereira – Canaltech
Para se livrar de todas essas contas, vá até as configurações da conta e basta encontrar a opção “Desativar”, “Remover” ou “Fechar conta”. Dependendo da conta, você poderá encontrá-la em segurança, privada, ou algo semelhante.
Essa limpeza pode ser feita também usando sua conta de e-mail. Utilize a função de busca em sua caixa de entrada para procurar em e-mails antigos usando palavras-chave como “login” ou “senha”. Os resultados deverão entregar contas em sites que você nem se lembrava de ter feito um dia. Daí, basta entrar e desativar a conta.
Para usuários do Gmail, uma forma de fazer um “pente fino” e encontrar contas esquecidas é recorrer à seção de privacidade e uso de dados. Você pode acessá-la clicando aqui. Basta rolar a página para encontrar um campo onde ficam listados os apps que têm acesso à sua conta Google. Sabendo ao certo onde seu e-mail está sendo usado, fica mais fácil elencar os próximos da fila de exclusão.
Just Delete Me é um serviço web desenvolvido especificamente para ajudar aquelas pessoas que estão enfrentando dificuldades para excluir suas contas em redes e sites como Facebook, Twitter, Instagram, Dropbox, Google + entre diversas outros.
A sistemática de funcionamento do serviço é bastante simples. Ao acessar o site, o usuário poderá escolher, por meio da listagem exibida, a rede a qual ele deseja se desvincular. Após clicar no link de determinado serviço, ele será redirecionado exatamente ao endereço em que poderá proceder com a exclusão de sua conta.
TweetDelete é um site de uso gratuito que permite excluir todos os posts existentes na sua conta do Twitter. Uma vez ativada, a ferramenta monitora os tuítes e exclui automaticamente os que tiverem sido postados antes do tempo estabelecido pelo usuário.
Se, por algum motivo, você não puder excluir uma conta, altere as informações da conta para algo diferente da suas informações pessoais reais.
Cheque seus cadastros on-line
Existem várias empresas que coletam suas informações. Elas são chamadas de ‘data brokers” ou, corretores de dados e têm nomes como Spokeo, CrunchBase, PeopleFinder, e muitos outros. Eles são desenvolvidos com a finalidade de recolher dados de tudo o que você faz online e, em seguida, vendem esses dados para as partes interessadas, com o objetivo de selecionar especificamente seus interesses e anunciar produtos para você.
O que você pode fazer é procurar você mesmo por esses sites, e, em seguida, lidar com cada um deles individualmente para ter o seu nome removido das listas.
É tanta coisa online pedindo seu e-mail para cadastro que fica fácil esquecer onde ele está sendo usado. Uma dica para encontrar esses sites e apps é recorrer a uma ferramenta on-line que lista para você onde seu e-mail está sendo usado. Uma sugestão é o deseat.me. Aí, é só escolher as que você não usa mais e partir para o abraço.
Uma solução é contratar um serviço como o DeleteMe em Abine.com. No entanto, o site é pago e custa cerca de US$130 para a adesão de um ano. Esse serviço irá fazer uma varredura por todos esses sites e programas por você removendo-o de todas as listas, e, de tempos em tempos fará novamente varreduras para certificar-se que que o seu nome não foi re-adicionado aos sites.
Limpe seu histórico digital
Pode não parecer, mas seu histórico digital e de buscas no Google também trabalham com algoritmos que podem ser usados para “rastrear” você. Então, uma boa dica é excluir seu histórico de pesquisas. Faça login na sua conta e procure pela opção “Minhas atividades”. Com a ferramenta, você poderá ver exatamente o que e quando buscou, além de poder deletar tudo de uma vez.
Retire as suas informações diretamente dos sites
Em primeiro lugar, verifique com a sua companhia telefônica ou provedor de internet ou celular para certificar-se de que você não está listado online e peça-os para remover se você estiver.
Se você quiser remover um post antigo que você escreveu e que lhe causa constrangimento em algum fórum ou blog, você terá que entrar em contato com o webmaster desses sites individualmente. Você pode procurar pela pessoa responsável para contactar, procurando nas sessões “About us” ou “Contacts”. Ou vá em www.whois.com e procurar o nome de domínio que você deseja contatar. Lá você deverá encontrar informações sobre quem exatamente você deve entrar em contato.

Infelizmente, os operadores de sites privados não têm nenhuma obrigação de remover as suas mensagens equivocadas. Desse modo, quando entrar em contato com os sites, seja bastante educado e delicado e indique claramente o por que você quer ter aquela informação removida. Você terá mais chances de de eles seguirem o seu pedido e remover o que você se arrepende de ter escrito.
Se não conseguir, a próxima dica é a menos eficaz, porém ainda viável.
Exclua resultados em sites de busca que retornam informações sobre você
Informações suas podem ser encontradas em sites de busca como Bing, Yahoo e Google. O Google por exemplo possui uma ferramenta de remoção de URL que pode ajudá-lo a remover links de URLs específicos. Ele é o URL removal tool.
Essa ferramenta de remoção de URL do Google é muito útil para apagar evidências dos erros do passado que foram publicados na Internet.
Por exemplo, se alguém publicou informações confidenciais, como um número de segurança social ou um número de conta bancária e o webmaster do site onde a informação foi publicada se negar a removê-la, você pode, pelo menos, entrar em contato com as empresas de motores de busca para que a publicação seja removida dos buscadores e seja removida também dos resultados da pesquisa, tornando esses dados mais difíceis de serem encontrados.
Use uma VPN
Aderir a uma Virtual Private Network, mais conhecida como VPN, ajuda a garantir segurança e um maior anonimato online. A ferramenta ajuda usuários a proteger sua identidade (como seu número de IP e o local onde está conectado) durante seu tempo na internet.
Uma outra maneira de não ser rastreado é usar e-mails diferentes para contas diferentes. A opção permite desassociar todos os seus dados de uma única conta de e-mail — dificultando que suas preferências e hábitos online fiquem disponíveis num só lugar, e acessáveis por vários apps ao mesmo tempo.
4 comentários