Intel afirma que o Metaverso precisará de mil vezes mais capacidade de computação

Intel jogou um balde de água fria na cabeça do hype do metaverso, afirmando que as ambições dos criadores de mundo virtuais ultrapassam a capacidade computacional das máquinas atuais, a empresa conhecida pelos seus processadores — portanto, com propriedade para falar sobre capacidade computacional — enxerga o metaverso com um certo ceticismo.. Pablo Nogueira Hardware

Intel afirma que o Metaverso precisará de mil vezes mais capacidade de computação

A Intel postou um editorial escrito por Raja Koduri, vice-presidente sênior da Intel, afirmando que “o metaverso pode ser a próxima grande plataforma, em termos de computação, após a internet e os smartphones”.

A infraestrutura computacional, de rede e de armazenamento, não é “suficiente” para possibilitar as expectativas do metaverso, e afirmou que não estamos nem perto de chegar ao nível de capacidade computacional para habilitar o metaverso.

“Precisamos de várias ordens de magnitude de capacidade de computação mais poderosa, acessível em latências muito mais baixas em uma infinidade de fatores de forma de dispositivo.” (Raja Koduri, vice-presidente sênior e chefe do Grupo de Sistemas e Gráficos de Computação Acelerada da Intel). Hemerson BrandãoGizmodo

Intel Metaverso
Horizon Worlds, o ‘metaverso’ do Facebook. Créditos: Meta

Além da evolução de hardware, avanços em transistores, empacotamento, memória e interconexão, a Intel comenta que, para tornar o metaverso funcional, também há a necessidade de criar novos algoritmos e arquiteturas de softwares.

Um dos principais gargalos é que os usuários precisarão investir pesadamente em óculos de realidade virtual e aumentada, assim como luvas de capturas de movimento. Isso sem falar nas outras tecnologias que ainda serão desenvolvidas para viabilizar o acesso ao metaverso.

Vale lembrar que um dos motivos que o Second Life não vingou num passado recente é que nem todo mundo tinha condição de investir em um bom PC para rodar o jogo. Além disso, a baixa velocidade de conexão na época também era uma limitação.

A conclusão do editorial da Intel sobre o metaverso é positiva. Segundo Koduri, as tecnologias que permitem a criação de mundos virtuais para aumentar o mundo real oferece grandes possibilidades.

“Acreditamos que o sonho de fornecer um petaflop de poder de computação e um petabyte de dados a um milissegundo de cada ser humano no planeta está ao nosso alcance.” (Raja Koduri)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s