O que aconteceu com a GURGEL? (Documentário)

O que aconteceu com a GURGEL? (Documentário)Elementar

Nos anos 60 João Gurgel fundava a Gurgel Motores, com o sonho de criar um carro 100% nacional, acessível ao brasileiro e feito para as nossas estradas. Mas nem todo brasileiro dividia esse sonho, e é exatamente o que aconteceu com a Gurgel que eu te conto nesse vídeo.

Acima o trabalho de Kleber Silva para criar uma releitura moderna do Gurgel BR-800
Kleber Silva para criar uma releitura moderna do Gurgel BR-800

Visionário e imbuído da notável meta de criar uma fabricante de automóveis 100% nacional, o engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel certamente vai entrar para a história do empreendedorismo com a sua Gurgel Motores S/A. César Tizo – Autoo

Ao longo de 27 anos, entre 1969 e 1996, a fabricante, que nasceu na cidade de São Paulo e mudou-se para Rio Claro, no interior do estado, em 1975, produziu cerca de 30 mil veículos. Com ideias avançadas para seu tempo, algumas delas encontrando eco apenas em anos mais recentes, Gurgel há muito tempo já olhava para a propulsão elétrica em seus automóveis com modelos como o Itaipu E150 e o E400. O engenheiro ainda desenvolveu soluções arrojadas, como o “plasteel”, que mesclava plástico e aço para a construção do chassi de seus veículos.

Acima o trabalho de Kleber Silva para criar uma releitura moderna do Gurgel BR-800

Projetado com um pequeno motor de 800 cm3, dois cilindros contrapostos e refrigerado a água, o BR-800 oferecia 33 cv e 6,2 kgfm de torque. Desempenho não era o forte do compacto, mas ele destacava-se pela economia de combustível com médias de 12 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Com 3,19 m de comprimento e apenas 1,47 m de largura, o tamanho compacto facilitava o uso na cidade. A cabine acomodava 4 passageiros, porém, dada a vocação urbana do projeto, o porta-malas era bem restrito e entregava apenas 122 litros de capacidade volumétrica. 

Com eixo rígido na suspensão traseira, o BR-800 era inegavelmente um carro robusto e a tração traseira ainda conferia uma boa dose de valentia em vias não pavimentadas. Com câmbio manual de 4 marchas e rodas aro 13″, o modelo apresentava um comportamento dinâmico satisfatório. Apesar da direção não assistida, o baixo peso do BR-800, no caso 650 kg, o tornava um carro relativamente fácil de manobrar.

Tem mais aqui: João Elon Musk Gurgel, OLHA O MOTOR QUE ELE COLOCOU NESSE CARRO!! GURGEL TURBO

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s