Meta e a moeda digital Zuck Bucks

A Meta, dona do Facebook e do Instagram, está a estudar novas formas de fidelizar utilizadores e gerar receita, a partir das plataformas do grupo. Segundo o Financial Times, a empresa tem estado a trabalhar numa moeda digital para o Metaverso, os Zuck Bucks, ou dólares Zuck, como designam para já as equipas internas.

Zuck Bucks, em homenagem ao fundador, presidente e CEO da Meta, Mark Zuckerberg, não será mais uma criptomoeda familiar. Em vez disso, a Meta está estudando como incorporar esses tokens em aplicativos que têm o controle central da empresa, como o Instagram, WhatsApp e FacebookJoão Barbosa – Acsa Gomes in: Olhar Digital

Mark Zuckerberg Says Meta Employees “Lovingly” Refer to Him as “The Eye of Sauron” Mark later watehing the films. iFunny

Apesar do fracasso no projeto de uma criptomoeda, a Meta ainda tem planos de lançar no mercado moedas virtuaistokens e serviços de empréstimos para o metaverso, os quais os funcionários apelidaram internamente de “Zuck Bucks”, um trocadilho com o nome do CEO, Mark Zuckerberg. Fabio TarnapolskyMundo Conectado

A empresa planeja lançar um projeto piloto em meados de maio, de acordo com um memorando, e logo depois, realizar um teste permitindo “afiliação a grupos do Facebook com base na propriedade de NFTs”.

A Meta está explorando “tokens sociais” ou “tokens de reputação”, que “podem ser uma recompensa, por exemplo, por contribuições significativas para grupos do Facebook”. A empresa também parece estar estudando serviços financeiros tradicionais, como empréstimos para pequenas empresas.

O recurso funcionaria de forma semelhante a alguns já existentes, como a moeda ‘robux’ no popular jogo Roblox. A Meta, empresa-mãe do Facebook, introduziria tokens no aplicativo que seriam controlados por ela.

Além dos projetos para o metaverso, a Meta também busca serviços financeiros tradicionais com o mercado de empréstimos e já há discussões com potenciais parceiros, que seriam focados em pequenas empresas, embora nada confirmado.

Spot zuck in r/dictator starter pack. reddit

A porta-voz da Meta, Lauren Dickson, disse que a empresa não poderia comentar neste momento sobre a chegada dos Zuck Bucks. No entanto, ela confirmou que, como parte do desenvolvimento de tecnologias para o metaverso, está sendo estudado como seriam os pagamentos e os serviços financeiros dentro do universo on-line.

Para o Instagram, que também faz parte do ‘guarda-chuva’, o grupo analisa a criação da “moeda de criador”, que estariam associadas a influenciadores específicos.

Vale lembrar que Mark Zuckerberg já havia confirmado que as NFTs chegarão ao Instagram. No mês passado, em participação no festival South by Southwest (SXSW), que acontece desde 1987, em Austin, nos Estados Unidos, o CEO confirmou que os colecionáveis ​​digitais chegariam ao Instagram “no curto prazo”.

Zuckerberg e outros executivos manifestaram interesse em NFTs, tanto que um dos executivos do Instagram, Adam Mosseri, disse que a empresa estava “explorando ativamente” a tecnologia. De acordo com o Financial Times, em janeiro, a companhia esperava adicionar NFTs como parte de sua carteira de criptomoedas.

De acordo com o chefe da divisão financeira da Meta, Stephane Kasriel, as mudanças estratégicas servirão para “priorizar a construção do metaverso e em como os pagamentos e serviços financeiros estarão neste mundo digital”. Elas também incluem facilidades nos serviços de pagamento, que incluirá uma carteira única para Whatsapp e Facebook Pay e ajudará os criadores a “monetizarem suas atividades” através dos NFTs.

Em um comunicado, a empresa informou que as ferramentas estarão disponíveis inicialmente para um conjunto de usuários pré-selecionados, que estão criando aulas virtuais, jogos e acessórios de moda dentro da plataforma imersiva da empresa. Horizon Worlds é um metaverso acessível por meio de fones de ouvido de Realidade Virtual. Investidor Matuto – criptofatos 

Por meio da ferramenta, será possível vender acessórios ou oferecer acesso pago a espaços digitais especializados que eles construíram.

Além disso, a empresa está testando um “bônus de criador” que será concedido aos usuários do Horizon nos Estados Unidos. O programa pagará aos participantes todos os meses pelo uso de novos recursos lançados pela empresa.

“A carteira oferecerá pagamentos, identidade e gerenciamento de ativos digitais dentro do [grupo de aplicativos e Reality Labs] e, ao longo do tempo, para outros aplicativos/sites”, disse ele em memorando.

Os novos projetos da Meta no mercado digital fazem parte de sua tentativa de voltar ao topo de ‘audiência’ nas mídias sociais. Facebook e Instagram perderam usuários nos últimos tempos e a empresa chegou a cair mais de US$ 220 bilhões em avaliação de mercado. O TikTok, principal rival das redes, ‘captou’ muitos seguidores para ele.

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s