O Devel Sixteen foi anunciado em 2013, no Salão do Automóvel de Dubai, como um superesportivo que viria para quebrar todos os parâmetros do mundo automotivo. A incredulidade com o modelo foi meio generalizada, já que a promessa da “Defining Extreme Vehicles Car Industry” era de uma potência de 5000 – sim, cinco mil – cavalos. Marcio Ishikawa – Jornal do Carro

O motor do Devel Sixteen é um V16 quadriturbo, de 12,3 litros e que entrega 5 mil cavalos (5007 cv, para ser mais exato) e quase 520 quilos de torque. O chassi é feito em fibra de carbono e a empresa promete velocidade máxima na casa de 500 km/h. Já a aceleração de 0 a 100 km/h aconteceria em menos de dois segundos.

Tecnicamente, não é impossível atingir esses 5007 cavalos. Por exemplo, há motores de dragsters que chegam a monstruosos 10000 cv. O problema é colocar um motor desses em um carro de rua, que precisa fazer curvas, ser capaz de andar no trânsito, durante horas a fio e ter uma durabilidade mínima.
Quando a configuração do Devel Sixteen foi apresentada, era difícil acreditar que seria possível materializar um carro tão espetacular em todos os sentidos. Mais parecia o sonho de algum lunático e endinheirado sheik árabe. Ainda hoje, aliás, é difícil conceber que um motor inacreditável de 5000 cv possa rodar nas ruas normalmente. Você assumiria o risco de dirigir um carro que pode chegar a até 560 km/h?
Essa cavalaria toda, no entanto, parece muito mais uma estratégia de marketing para garantir uma boa repercussão junto ao público. Para efeito de comparação, o Bugatti Chiron Superesport, usa um W16 quadriturbo de oito litros e 1578 cavalos de potência e foi o primeiro modelo de produção a superar a barreira das 300 milhas por hora (482,8 km/h).
Devel Sixteen production version on public road
driving Devel Sixteen production version on public road in Italy
Externamente, o modelo mostrado no salão tem traços de uma aeronave futurística, linhas agressivas e tratamento aerodinâmico extremamente necessário por conta da expectativa de altíssima velocidade. Certamente é um carro ao estilo que Batman aprovaria facilmente, tão surpreendente que chega a ser difícil acreditar que está se tornando real para produção. Janaína Gimael – AutoVideos
Others coolers: Devel Sixteen, Koenigsegg and Pinchcliffe Grand Prix, A última despedida do Fusca!?!, Memes Otakes
Previous version: Devel Sixteen, reaparece!?!
6 comentários