1º MOTO ELÉTRICA COM NIÓBIO DEVE SAIR EM BREVE COM CARGA COMPLETA EM 10 MINUTOS !!!

1º MOTO ELÉTRICA COM NIÓBIO DEVE SAIR EM BREVE COM CARGA COMPLETA EM 10 MINUTOS !!!Análise Rápida

COM UMA CARGA COMPLETA EM 10 MINUTOS, A NOVA MOTO ELÉTRICA DA HORWIN COM BATERIA DE NIOBIO DEVE SAIR EM 2024.

O objetivo é que todos os modelos de produção da marca vendidos no Brasil utilizem baterias com óxido de nióbio até o segundo semestre de 2024. Jonas FilhoPortal Marti Lopes – abril 1, 2022.

Lightning Motorcycles, reconhecida pelo pioneirismo na indústria da mobilidade elétrica e pelas inovações na produção de motocicletas elétricas, aliou-se com a brasileira CBMM, líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio.

Formalizada em janeiro deste ano, a parceria com a empresa sediada no Vale do Silício (EUA) tem como objetivo fomentar as aplicações de Nióbio no setor de mobilidade e criar um veículo de duas rodas elétrico que alcance potência e velocidade suficientes para quebrar o atual recorde de velocidade em terra (Land Speed Record, ou LSR) com uma motocicleta comercial. A iniciativa pretende inovar e testar a aplicação do Nióbio em diversos componentes do veículo, de modo a melhorar o seu desempenho e, com isso, ultrapassar a marca dos 400 km/h (250 mph).

Tudo isso, claro, ainda permeia o campo da teoria. Na prática, instituições como a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) vêm promovendo estudos para descobrir se é viável, mesmo, produzir baterias de íons-lítio com óxido de nióbio ou até mesmo baterias sólidas do metal em larga escala.

As novas baterias aguentam, em teoria, mais de 20 mil recargas ultrarrápidas sem perda de vida útil, de acordo com Rogério Ribas, gerente do Programa de Baterias da CBMM.

Célula Bateria NTO.  Crédito: Divulgação CBMM.

A Toshiba Corporation explica que está focada na possibilidade do uso de óxido de nióbio e titânio (NTO) como um material para o ânodo da próxima geração de baterias, que ajudará a aumentar a capacidade da bateria, mantendo as excelentes características do óxido de titânio e lítio (LTO), o material anódico das baterias SCiB™. O NTO tem uma densidade de capacidade de volume aproximadamente três vezes maior do que o LTO, ao mesmo tempo em que oferece as mesmas vantagens, como aumento de vida útil e carregamento rápido.

Uma de suas possíveis aplicações é como óxido de nióbio em baterias de íons de lítio, substituindo elementos usados no ânodo ou cátodo, como níquel e cobalto. Em teoria, seu uso permite promover recargas ultrarrápidas de 10 minutos sem desgastes excessivos ou perda do ciclo de vida da bateria.

O primeiro passo nesse sentido pode estar sendo dado após uma parceria firmada entre a CBMM e a Horwin, uma fabricante chinesa de motos e scooters que atua no mercado brasileiro desde 2019, ainda de forma tímida, mas que pretende se fortalecer no segmento de motocicletas elétricas nos próximos anos.

As duas empresas firmaram um acordo de produção de motos e scooters equipados com baterias de íons de lítio com nióbio. O primeiro protótipo desse projeto deve ser apresentado nos próximos meses e terá como mula o modelo CR6, uma naked com motor elétrico de 6.200 Watts ou 8,4 cv de potência, e baterias que rendem 150 km de autonomia.

Ribas reforça que “a CBMM já trabalha com várias empresas do mercado automotivo, seja em estruturas veiculares ou no desenvolvimento de aplicações de Nióbio para mobilidade elétrica”. Um exemplo é a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), anunciada em 2021, que prevê a aplicação das baterias com Nióbio em veículos elétricos de grande porte, que começam a ser testados em 2023 na fábrica da VWCO em Resende (RJ) e depois na planta industrial da CBMM em Araxá (MG).

Others bits: Bicicleta elétrica com motor de portão eletrônico, OLHA O MOTOR QUE ELE COLOCOU NESSE CARRO!! GURGEL TURBO, Moto elétrica parece Vespa, Peer to Peer – P2P, ou a economia compartilhada!?!, Devel Sixteen, reaparece!?! 1.2, Profissões promissoras de 2022, conforme pesquisas!?!

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s