Pizza Day: um dia histórico para o Bitcoin

Neste domingo (22/05), completamos 12 anos da primeira compra de um produto físico por bitcoin, dia que ficou conhecido como o Bitcoin Pizza Day. Gustavo MarinhoCointimes

Pizza que Laszlo comprou em 2010 com bitcoins.

A fim de dar um valor comercial para as criptomoedas que minerava, o pioneiro Laszlo Hanyecz publicou no BitcoinTalk, fórum fundado por Satoshi Nakamoto, dizendo que daria 10.000 bitcoins para quem pagasse por duas pizzas para ele.

O programador húngaro Laszlo Hanyecz ofereceu em 18 de maio um total de 10.000 Bitcoins em troca de 2 pizzas. A proposta no fórum de discussão Bitcointalk.org levou 4 dias para ser atendida, e o usuário ‘Jercos’ gastou U$ 40 dólares para atender esta demanda. MercadoBitcoin

Foi apenas no dia 22 de março de 2010 que o programador húngaro, um dos primeiros a contribuir com o desenvolvimento do Bitcoin, conseguiu realizar sua transação com os seus milhares de bitcoins.

  • Laszlo foi o principal desenvolvedor da versão do software Bitcoin Core para o MacOS.
  • Foi Laszlo que inventou a mineração de Bitcoin utilizando placas de vídeo de computador.
  • Até então, a única modalidade conhecida era o uso do processador central, CPU.
  • Esta inovação conferiu enorme vantagem a Lazslo, e, na época, a premiação diária era de 7.200 Bitcoins aos mineradores.

Laszlo voltou no mesmo tópico para mostrar as fotos da sua aquisição, um par de pizzas grandes com cebolas, pimentas, salsicha, cogumelos, tomate, calabresa… tudo isso para ter uma sobra para o próximo dia.

pizza-day

Acima temos a foto, tirada por Laszlo, do “Bitcoin Pizza Day”, com detalhe da mão de seu filho pequeno.

A primeira compra com bitcoin foi tão marcante para a história da criptomoeda que é impossível sabermos como estaríamos sem ela. Laszlo inclusive não guarda nenhum arrependimento do dia, ele apenas reconhece seu feito com orgulho.

Passados 6 meses, os 10.000 Bitcoins gastos nas duas pizzas já tinham um valor de mercado de 620 dólares, e surgiram as primeiras brincadeiras de que estas se tornaram as “pizzas de um milhão de dólares”.

Dito e feito, ano após ano, a comunidade acompanhava, incrédula, a valorização daquelas moedas, que ultrapassava os 50 mil dólares em meados de 2012

Acredite: 0,004 dólares, menos de 1 centavo por cada Bitcoin. Se Laszlo deixou seu PC ligado por 3 dias, é provável que tenha gasto 1,50 dólares em energia na época em troca das 2 pizzas.

Em 2010 não havia uma cotação do Bitcoin, e as poucas transações que ocorriam eram negociadas em mensagens privadas no fórum Bitcointalk.org. Na realidade, era comum os usuários distribuírem de forma gratuita 100, 500 e até 1.000 moedas para novos participantes.

A história não termina aí, porém, o importante é entender que antes deste evento não havia valor comercial, ou ao menos registro de transações utilizando Bitcoin como moeda.

Tanto que ele repetiu a compra 8 anos depois, usando a segunda camada do Bitcoin conhecida como Lightning Network. De novo, a cotação do BTC continuou subindo significativamente após a transação, será que dessa vez ele se arrependeu?

O Bitcoin é um ativo de renda variável, assim como as ações de empresas, ouro, e moedas fiduciárias: dólar, euro, libra. Desse modo, não existe previsibilidade nas cotações, definidas pelos interessados na compra e venda a cada momento.

Sem dúvidas, não só pelo marco da transação comercial, mas por ter ajudado a distribuir moedas entre a comunidade. O que pouca gente conhece dessa história é que Laszlo trocou e-mails com Satoshi Nakamoto, a pessoa ou grupo por trás da criação do Bitcoin.

  • Satoshi elogiou a inovação, mas alertou para os riscos de deixar novos entrantes sem remuneração, pois nem todos tinham placas de vídeo.
  • Satoshi sabia que a mineração seria em breve dominada pela nova tecnologia, mas explicou as vantagens de ter uma rede com mais participantes.
  • Foi a partir dessa troca de e-mails que Laszlo teve a ideia de comprar pizzas usando Bitcoin para distribuir aos demais usuários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s