O que é redator web?


A expansão da internet na última década provocou mudanças nas profissões, assim como a demanda por profissionais que entendem e trabalham com esse alto fluxo de informações cresceu. Rock Content

O redator web e o profissional em diversos segmentos do marketing digital é o trabalho para você que gosta de escrever e fazer pesquisas sobre diversos temas, para a internet, seja para blogs, portais e redes sociais e outros formatos, como fluxos de e-mail marketing, infográficos, apresentações de slides e roteiros para vídeos.

Também pode atuar como webwriter ou redator online, um profissional contratado para elaborar um texto com pauta definida: um bom pitch possui tema, persona, palavras-chave, linguagem adequada à persona e referências.

Um texto bem posicionado depende do trabalho do redator e de outros profissionais, que o otimizam para ranquear bem nos sites de busca. Não é milagre sempre ter um post na primeira página do Google: é fruto de muito trabalho!

Um freelancer, por exemplo é um tipo de profissional que recebe por tarefa realizada, que aceita o trabalho conforme seu gosto e disponibilidade, pode atuar part-time (meio expediente) e ter outro emprego ou pode trabalhar full-time (o tempo todo) com redação, você pode conseguir clientes fixos também, vai de acordo com seu interesse. E acredite: é possível ser feliz e ter dinheiro sendo freelancer com mais flexibilidade, comodidade e qualidade de vida.

A dica é procurar as plataformas que conectam redatores e clientes, como a Rock Content. Em geral, elas exigem um treinamento prévio (por meio do curso de capacitação em redação web) e fazem um teste escrito dentro do tema que você pretende escrever.

Grande parte dos freelancers atuais fazem parte da geração Millenials, segundo a pesquisa Mercado Freelancer 2017. Há ainda muitos quesitos que são valorizados na carreira que vão além do financeiro, como a possibilidade de fazer seus próprios horários, trabalhar em um sistema de home office e traçar os próprios rumos da carreira.

Você pode ser um redator web, contratado por empresas de marketing digital, e se tornar um produtor de conteúdo para clientes específicos delas, com uma rotina fixa, definida, e os benefícios de ter carteira assinada.

Inclusive, muitos redatores digitais optam pelo MEI (Microempreendedor Individual), modelo no qual podem criar suas próprias empresas com pagamento de tributos com condições especiais.

Um redator web profissional precisa gostar de ler e escrever, ser um amante do idioma, ter humildade, comprometimento, profissionalismo e organização.

O texto de um webwriter passa por vários estágios antes de chegar ao cliente; ele pode ter um profissional de planejamento, um revisor, um analista de qualidade, um analista de resultados, o gerente que se relaciona com o cliente, entre outros, ou seja, saber aceitar feedbacks.

Todos esses profissionais podem e vão dar dicas ou corrigir eventuais erros, com o objetivo de deixar o texto ainda melhor. Aceitar feedbacks demanda humildade e sejamos sinceros, dificilmente você conseguirá fazer todo o trabalho sozinho.

A prática de ghost writing é comum no mercado de redação web, e muitas vezes seu trabalho será publicado como autor o nome da empresa que o contratou e até mesmo de outros profissionais, isso faz parte do ofício!

Seus textos serão utilizados para diversos propósitos: aumentar as vendas do produto X, tornar o cliente referência no assunto, conseguir mais acessos para o site, gerar leads e todos esses objetivos fazem parte de uma estratégia de marketing.

A empresa precisa que você se insira dentro dessa lógica, entregando as tarefas com qualidade e dentro do prazo, atendendo bem ao cliente com comprometimento, cortesia e profissionalismo, é o que o diferencia dentre tantos!

Não se esqueça de ter um local de trabalho organizado, seja em casa ou na empresa, muitos clientes, muitas tarefas, muitos prazos, é lidar com múltiplas informações ao mesmo tempo.

Para derramar palavras no editor de texto é importante capacitar-se para entender como o marketing digital é feito, e conhecimentos acerca de termos como “inbound marketing”, “leads”, “CTA”, “SEO”, e “persona” contribuirão para um bom redator web.

O um curso de produção de conteúdo web ajudará compreender o processo pelo qual o leitor passa (funil de vendas e suas etapas) até realizar a ação pretendida pelo cliente.

Entre nos de seu interesse e veja como os textos são escritos, se eles têm os elementos do inbound marketing, se o número de acessos é legal, o posicionamento nos mecanismos de buscas etc.

Além de ler (blogs) e vê como são escritos, faça alguns textos com temas que você gosta e para criar o hábito da escrita, faça diversos tipos, como poemas, contos, blog posts, o que desejar. Sempre se atente para a gramática e para as demais normas cultas do português. Uma boa dica é criar um blog para colocar seus conhecimentos em prática.

Muitos jornalistas se arriscam no mercado de redação para web, pois possuem experiência em veículos impressos, como jornais e revistas, mas a escrita para internet possui características próprias, assim, é possível oferecer diversos serviços.

A criação de personas, por exemplo, exige um conhecimento sobre o cliente, seus serviços e produtos, além de demandar pesquisa de mercado e uma visão aprofundada sobre o consumidor ideal, exige bastante estudo.

Já o planejamento de pautas requer a utilização de plataformas como o Planejador de Palavras-Chave, o SEMRush ou o autocomplete do Google. Mas também é preciso ter “feeling” para criar títulos e pitchs que respondam às dúvidas do usuário.

Há também outros serviços complementares, como gerenciamento de redes sociais, composição de ebooks e fluxos de nutrição de e-mail marketing. Afora a análise de métricas, considerada um dos elementos essenciais em qualquer estratégia de conteúdo, até mesmo a composição de peças visuais serão requeridas.

O cliente valorizará profissionais que possam executar mais de uma função, afinal, ele não quer contratar uma pessoa para planejar, outra para analisar, outra para redigir, outra para revisar, … .

A melhor forma de fazer isso é gerar empatia, coloque-se no lugar do consumidor e estabeleça uma comunicação bem próxima à persona.

A carreira requer dedicação, aprendizado e muito trabalho, mas algumas dicas podem te ajudar a melhorar e expandir suas habilidades de escrita:

  • Faça pesquisas e utilize referências de relevância: suas fontes devem ser de qualidade, não se limite às referências sugeridas e explore textos de outros idiomas;
  • Amplie seus conhecimentos: Quanto mais temas você souber, mais trabalho disponível!;
  • Os pedidos de revisão são uma oportunidade de aprendizado: Encare as revisões como oportunidade para aprimorar sua redação;
  • Atente-se à norma culta: os conteúdos da web tem um tom mais informal, mas gramática, ortografia, coesão e coerência devem estar presentes em qualquer texto.

Currículo profissional e perfil pessoal, um webwriter deve cuidar para que sua apresentação seja a melhor possível para atrair clientes. Por isso, cuidado com as redes sociais! Algumas dicas importantes sobre conseguir novos clientes:

  • Tenha um perfil no LinkedIn: plataforma profissional mais famosa do mundo, serve como uma espécie de portfólio e currículo, com informações completíssimas sobre seu trabalho;
  • Divulgue seu trabalho: Seja em qual meio for (blog pessoal, site, redes sociais), mostre que é um webwriter, mantenha-se ativo na internet para que as pessoas não se esqueçam;
  • Utilize a internet para mostrar que você sabe o que está fazendo: algumas plataformas de publicação de texto, como o Medium, são ótimas vitrines para seu trabalho!;
  • Cadastre-se numa plataforma de freelancers: melhor forma de conectar clientes e redatores é fazer parte de um grupo de freelas, em plataformas especializadas.

Others bits: Influenciadores digitais que não existem, Her, A cultura do cancelamento, Profissão Memes, Escrever para não enlouquecer

7 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s