Senhorinha de 87 anos escreveu seu TCC à mão

Nunca é tarde para aprender coisas novas, dona Luíza Valencic Ficara sempre acreditou nisso e decidiu ingressar em um curso de graduação com 81 anos. Paula MunizO verso do Inverso. 2018

A decisão de iniciar os estudos não foi nada fácil, ela perdeu o marido e a única familiar restante que tinha – sua irmã, e resolveu seguir a vida.

“Não adianta ficar em casa que começam as dores. Dores crônicas, dores de saudade. Ter a casa vazia traz tudo isso”, destacou. meionorte.com – 14/11/2018

Luísa Valencic Ficara, de 87 anos, italiana, veio para a América do Sul no período da Segunda Guerra Mundial. Morou em três países sul-americanos até se mudar para Jundiaí, no interior de São Paulo, onde vive há mais de 40 anos. Bem Mais Mulher – 21 de setembro de 2017

Luíza entrou no curso de Nutrição no Centro Universitário Padre Anchieta quando o curso já havia começado, e como se pode imaginar, a turma ficou sem acreditar quando a idosa entrou na sala de aula. Com o tempo a senhorinha perdeu a vergonha e fez amizades na turma e também com os professores.

Foram 6 anos de descobertas e superações até que Luíza conseguisse concluir o curso, já que teve que refazer algumas matérias, mas em momento algum pensou em desistir.

Uma das dificuldades que ela enfrentou foi a elaboração do trabalho de conclusão do curso, tecnologia não era o forte de Luíza e por isso ela escreveu todo o seu tcc à mão, e contou com a ajuda de colegas para digitalizar todo o material.

O TCC foi super elogiado pelos professores membros da banca avaliadora. Durante a pesquisa, ela discutiu o fluxo da cana-de-açúcar no Brasil.

Na colação de grau, não havia nenhum familiar presente, já que todos que ela tinha já se foram, mas isso não impediu que ela ficasse muito contente com a conquista. E todos aplaudiram de pé quando seu nome foi chamado.

Mesmo com o diploma em mãos, ela não pensa em parar tão cedo, quer cursar pós-graduação e diz que em breve iniciará o curso. Além de toda assiduidade na faculdade, a senhorinha também faz cursos de línguas. Sim, no plural. Luíza estuda alemão, inglês e francês.

Que ela nos sirva de inspiração!

Others olds: O que é redator web?, Celular BARATO com WhatsApp e +, A cultura do cancelamento, IA projetada para dar conselhos éticos se mostra um bot racista e preconceituoso

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s