A HISTÓRIA DA TECTOY E SEUS VIDEOGAMES NO BRASIL

A empresa foi oficialmente fundada em 18 de setembro de 1987 pelo engenheiro argentino Daniel Dazcal, que colocou todas as suas fichas no mercado de brinquedos eletrônicos, em uma época que brinquedos mais tradicionais dominavam as estantes das lojas. Márcio PachecoGameHall. 18 de setembro de 2019

Com uma fábrica em Manaus e sede no bairro da Lapa, em São Paulo, a empresa apresentou o seu primeiro produto com a Pistola Zillion, fabricada com tecnologia da Sega e que marcou o início de uma longa parceria.

No trigésimo episódio do ToadCast, o Renan Silva conversou sobre a Tectoy, uma empresa que estava prestes a completar 36 anos, e já deu muita alegria pra gente que é fã de videogame no Brasil. Matheus Gonçalves – Toad. 9 NOV , 2016  

Se você nunca ouviu falar da Tectoy, essa é uma empresa que foi de suma importância na distribuição e popularização de games no Brasil por causa de seus consoles, quase todos licenciados pela Sega: Master System, Mega Drive, passando pelo Sega Saturn e até o Pense Bem e o Zeebo.

Num Brasil dos anos 80, onde o principal nome na indústria de brinquedos era a Estrela, um argentino chamado Daniel Dazcal, que até então era vice-presidente da Sharp do Brasil, decidiu dar uma guinada na carreira e saiu pra ser consultor na área de eletrônicos.

Reportagem sobre a Tectoy, com Daniel Dazcal no centro segurando o Sonic

A Estrela tentou se aproximar do cara e em vez de ir trabalhar pra Estrela, num rompante de empreendedorismo inovador disruptivo e visionário, (usando palavras de algumas fraudes ambulantes que existem aí), foi lá e de fato fez algo concreto. E assim nasceu a Tectoy.

A Gradiente já tinha tentando explorar esse mercado, se aproximando dos japoneses depois de terem conseguido um considerável sucesso de vendas com sua versão do Atari 2600, através da Polyvox.

Mas foi a Tectoy, como uma empresa de brinquedos, que conseguiu a atenção da Sega, principalmente porque quem fazia o Master System nos Estados Unidos também era uma empresa de brinquedos, que era a Tonka. Sim, a mesma dos triciclos.

tectoy

A Sega tava numa briga constante, no mundo inteiro, com a Nintendo. No Brasil essa disputa se acirrou por volta de 1993, entre a Tectoy e a Playtronic (parceria entre a Gradiente e a Estrela), a primeira empresa a fabricar videogames da Nintendo fora do Japão.

Mas a Tectoy já tava nesse mercado desde 1988, por causa da Pistola Zillion e depois, com enorme sucesso, sem precedentes no mundo todo, do Master System, começando a ser comercializado em 89. Mas vamos por partes!

Em 1991, ela lança no mercado o Game Gear, portátil colorido da SEGA, mas esse apesar de ser conhecido por saudosistas, não fez tanto sucesso quanto o Master e o Mega. Daniel AtilioAperta o X

Stefano Arnhold, Ayrton Senna e o Sr Yagi, Diretor da Área Internacional da SEGA

Em 1994, Daniel Dazcal faleceu, e Stefano Arnhold o substituiu. O artigo A evolução dos jogos brasileiros nos consoles, explica como a Tectoy buscava expandir e atrair mais consumidores ao mercado de consoles.

O investimento na adaptação de alguns games, como traduções (Phantasy Star), criações originais (Castelo Rá-Tim-Bum) e até mesmo a substituição de sprites de alguns games, para ficar fácil adaptável ao nosso mercado. Um caso assim que ficou famoso foi com a série Wonder Boy, que aqui foi lançada como Turma da Mônica.

Um detalhe interessante foi no desenvolvimento do Street Fighter 2 para Master System, onde a Tectoy desenvolveu toda a base do game, convidou o pessoal da Capcom para assistir a demonstração, falando que eles queriam lançar um port para o Mega Drive, e deram um controle do Mega para eles testarem o game. O pessoal da Capcom vendo a qualidade inferior ao Street Fighter já lançado, disseram que precisavam melhorar. Então o pessoal da Tectoy retirou o Master System que estava escondido e mostraram que o game estava rodando no hardware do Master, e isso fez com que a Capcom aprovasse o lançamento do game, pois viu que a Tectoy havia feito um excelente trabalho na conversão.

Bundle do Mega Drive com Show do Milhão

Alguns jogos que podemos lembrar que foram feitos ou adaptados pela Tectoy:

  • Série Phantasy Star (Master System e Mega Drive) – Textos traduzidos para português brasileiro
  • YuYu Hakusho Sunset Fighters (Mega Drive) – Textos traduzidos para o português brasileiro
  • Série Wonder Boy (Master System e Mega Drive) – Substituição dos sprites para jogos da Turma da Mônica
  • Asterix (Master System) – Substituição dos sprites para o jogo TV Colosso
  • Kung Fu Kid, Astro Warrior e Psycho Fox (Master System) – Substituição dos sprites para o personagem Sapo Xulé
  • Ghost House (Master System) – Substituição dos sprites para o personagem Chapolin
  • As Férias Frustradas do Pica-Pau (Master System e Mega Drive) – Criação do jogo
  • Sitío do Pica-Pau Amarelo (Master System) – Criação do jogo
  • Castelo Rá-Tim-Bum (Master System) – Criação do jogo
  • Show do Milhão (Mega Drive) – Criação do jogo
  • Duke Nukem 3D (Mega Drive)- Criação do port
  • Street Fighter 2 (Master System) – Criação do port
tectoy

Produtos
Pistola Zillion:

Uma pistola da Sega, não confundir com a Light Phaser, que, claro, teve um anime pra ajudar a vender, que chegou a ser exibido no Brasil na Globo em 1987, vou deixar o vídeo do primeiro episódio no post:

Segundo o presidente do conselho da Tectoy, Stefano Arnhold, esse foi o primeiro sucesso da empresa no Brasil, vendeu relativamente bem. O sr Arnhold substituiu Daniel Dazcal que faleceu em 1994.

Anime na Globo:

Master System:

Certamente o maior sucesso da Tectoy. Pra ter uma ideia, em 89 o faturamento da empresa passou dos 66 milhões de dólares, metade desse valor veio do Master System.

Um investimento agressivíssimo em marketing e publicidade na campanha de lançamento, em Setembro, até o Natal. Uma empresa de brinquedos, investindo 2 milhões de dólares em publicidade, foi algo nunca DANTES visto no Brasil.

master system tectoy

E, numa época sem Internet, pro Master System a Tectoy ainda montou uma central de atendimento chamada Hot Line, que vc podia ligar e pedir dicas pra passar dos chefes e sempre tinha uma pessoa pra te ajudar. Tinha o clube de sócios chamado Master Clube e ainda enfiaram um programa de TV na Globo, chamado Master Dicas, nos intervalos da Sessão Aventura e o Vídeo Game Show, um quadro no meio do Vídeo Show, apresentado por Miguel Falabella e Cissa Guimarães:

Uma curiosidade é que o Brasil é o maior mercado que o Master System já teve no mundo. Fora do Brasil o Nintendinho reinava solitário enchendo as burras da Nintendo de grana.

“Compacto até no preço”

Uma curiosidade aqui é que a Tectoy, além de licenciar jogos pros seus consoles, também trabalhava pra adaptar alguns deles dando uma cara mais Brasil, como o Mônica no Castelo do Dragão, que foi feito em cima do Wonder Boy in Monster Land e Chapolim x Drácula, feito em cima do Ghost House.

Gameplay Monica

Gameplay Chapolim

tectoy

Mega Drive (Genesis):

Em setembro de 1990 a Tectoy levou pro Brasil o Genesis, chamando ele de Mega Drive, que também fez sucesso no país. Pra quem nunca ouviu, a gente fez um ToadCast sobre essa disputa entre os consoles de 16 bits.

Uma ideia do contexto de tecnologia no qual esse video game existia, um processador da Motorola de barramento 16 bits frequência de 7,68 MHz, seu celular tem mil vezes isso, se bobear, os jogos precisavam ser menores que 4MB pra caber no cartucho.

sega-genesis-model-tectoy

O Mega Drive era um videogame que se tornou meio que modular, depois do lançamento do SEGA CD, o Multi-Mega CDX e o Mega 32x, (que a Tectoy levou pro Brasil e) que dava ao Mega Drive todo um novo mundo de possibilidades, desde que vc não se importasse em manter um videogame de Frankenstein na sala. 

Inclusive, sobre o Mega Drive, a Tectoy anunciou em Outubro de 2016 o relançamento do console, com 22 jogos na memória, entrada pra cartuchos e, o mais legal, entrada pra cartões de memória, que te permitem enfiar todos seus ROMs legalmente adquiridos pra jogar, mesmo que você não tenha o cartucho.

E é preciso ser dito que a Tectoy tem uma não-tão-agradável mania de se inspirar no Hardware da ATGames pra fazer seus consoles retrô, e a AT Games não faz videogames, quando você abre o site da AT Games e vai ler aquelas seções de Missão, valores, tá lá descrito:

“DIZIMAR AS LEMBRANÇAS DOS ANTIGOS JOGADORES DA SEGA ATRAVÉS DE UM HARDWARE QUE ESCROTIZA A QUALIDADE DO ÁUDIO, DO VÍDEO E INPUT DOS CONTROLES.”

Comparativo 1

Comparativo 2

Segundo a Tectoy, novo Mega Drive iria usar um chip de som na placa mãe, o ponto que mais incomoda é o preço: R$ 449 é muita grana pra um videogame assim.

Em 1995 a Tectoy lança o SEGA Saturn aqui no Brasil, e apesar do início conturbado nos Estados Unidos, aqui ele até teve uma boa aceitação, vendendo razoavelmente bem, e tendo destaque em várias revistas da época.

Mas começam a surgir alguns problemas, o primeiro deles era o avanço da pirataria no Brasil, sendo que na geração do Saturn/Playstation, o destravamento e os famosos CDs piratas gravados se popularizaram.

Comercial Mega Drive (Street Fighter, Mortal Kombat, Carmen Sandiego):

Zeebo:

Em 2009 eles lançam Zeebo, um console pensado em países emergentes, que seria mais barato que os consoles potentes do mercado, e mais acessível para a população, na prática não deu muito certo.

Dreamcast:

O Dreamcast foi lançado nessa época, todo capado pra cortar custos, e ainda assim custando R$ 900. Mesmo assim ele chegou a vender 20 mil unidades e ajudou a tirar um pouco do sufoco da Tectoy.

Pense Bem:

Pense Bem era um brinquedo bem popular no Brasil no fim da década de 80, inspirado no americano Smart Start (que não é da Sega, é da Vtech) e que tinha um monte de atividades educacionais embutidas.

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Um livro e acertar as perguntas como temas de Matemática, Geografia, História, mas outros livros eram inspirados em personagens da própria Sega, como o Sonic. No Brasil a Tectoy também licenciou livros com atividades do Pato Donald e da Turma da Mônica.

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Estrelinha Mágica:

Lembra da Estrelinha Mágica?

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Sapo Xulé:

E do Sapo Xulé, lembra? Cujo gimmick era um sapo que você tirava o sapato e ele fedia. E as pessoas compravam!

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MD Play:

A Tectoy continuou lançando consoles aqui no Brasil (ports da empresa americana ATGames), como o portátil MD Play.

Entre 1997 e 2001 a Tectoy entrou no modo Extreme Hard Ultra Nightmare por causa de uma crise financeira que começou lá no sudeste asiático e atingiu sem dó mercados emergentes, como o Brasil.

O governo aumentou a taxa de juros, os investimentos cairam, o pessoal passou a tirar dólares do mercado brasileiro, quebrando o país, o poder de compra do povo diminuísse, todo mundo tava quebrado, em dívida. Lojas XICANTES como Mappin e Mesbla fecharam as portas e muita gente deu calote na Tectoy e menos pessoas estavam comprando games.

A época da inflação dos meio dos anos 80 foi suficiente pra quebrar as pernas da Tectoy e outras empresas de brinquedos ou eletrônicos, 1997 a Tectoy entrou em Concordata preventiva, passou a negociar suas dívidas, simplificou total sua cadeia de produção, cortou custos e o número de empregados. Quase 90% dos funcionários foram mandados embora, pensa!

Desde 2001 a empresa vem se recuperando bem, a concordata foi encerrada em Outubro de 2000, e passaram a trabalhar com produtos eletrônicos mais rentáveis, como players de DVD, aparelhos de videokê. Rolou um rebranding, mudaram o logo, e em 2006 eles entraram pro mercado de jogos mobile, junto com a Level Up!, que na época fazia sucesso com o Ragnarok, mas essa pareceria não deu muito certo.

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Até setup box da Sky a Tectoy fez. E o Zeebo tentou concorrer com as então fortíssimas Microsoft, Sony e Nintendo no Brasil, mas teve que encerrar as vendas porque não deu certo.

Em 2010 eles até investiram em TVs de Tubo com 12 jogos na memória, mas tvs assim já eram vistas como algo do passado e isso também não deu muito certo. Tentar leiloar suas ações não deu muito certo, então eles continuaram investindo em licenciamentos para novos produtos. Assim ela entrou de cabeça no mercado de tablets, com personagens da Disney e desenhos infantis como a Galinha Pintadinha. Aliás, boa parte do faturamento atual da Tectoy vem desses tablets.

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Além disso, eles investiram em mercado de baby care, com babás eletrônicas, e produtos para bebês da Fisher Price.

Longe do mercado de games, isso ajudou a Tectoy se recuperar e os números trouxeram otimismo, mas continuaram com consoles contendo jogos na memória e a grande aposta pra 2017 era o novo Mega Drive.

Abaixo alguns pontos interessantes em um resumo da Linha do tempo da Tectoy (envolvendo os games).
1987 – 18 de Setembro tem inicio a Tectoy com Daniel Dazcal, que buscava criar uma empresa jovem que produzisse brinquedos tecnológicos.
1988 – Nesse ano a empresa traz dois produtos ao mercado, a pistola Zillion (em parceria com a SEGA) e o brinquedo Pense Bem.
1989 – A parceria com a SEGA gera outro fruto, e nesse ano chega ao mercado o Master System.
1990 – Após 1 ano do Master System, a empresa traz ao mercado o Mega Drive, que rapidamente se tornou um sucesso comercial.
1991 – Tem inicio a produção do Game Gear, portátil colorido da SEGA.
1992 – A empresa começa a exportar produtos para o Mercosul.
1993 – Atinge 1 milhão de consoles vendidos.
1995 – Lança o Saturn, console de 32 bits da SEGA.
1998 – Apesar da produção de brinquedos, a empresa passa a se dedicar ao ramo principal que são os vídeo games. ALém disso, atinge a marca de 1000 softwares produzidos.
1999 – Lança o Dreamcast, console de 128 bits da SEGA.
2000 – Começa a diversificar a linha de produtos, e traz o primeiro Karaokê com mídia digital ao país.
2001 – Faz uma parceria com o SBT e lança o CD “Qual é a Música” para computadores. A parceria também gera o jogo Show do Milhão para Mega Drive, junto com bundle do console.
2002 – O Master System é relançado com outro visual. Começa a usar a estratégia Built-In, inserindo games nas memórias dos consoles.
2005 – Cria a marca Tectoy Mobile para posterior publicação de games.
2006 – A Tectoy Digital e Tectoy Mobile firmam parcerias com Vivo, Claro e TIM para lançar jogos clássicos nos celulares.
2008 – Faz uma parceria com a Qualcomm, e é anunciado no mercado um novo console focando em países emergentes, o Zeebo.
2009 – Zeebo é lançado oficialmente no país. Trás também ao mercado o portátil MD Play, um Mega Drive de bolso.
2016 – É anunciado que o Mega Drive voltará a ser lançado no mercado brasileiro.
2017 – Faz novas parcerias, e traz ao mercado o relançamento do Mega Drive aceitando cartuchos. Lança também no nosso mercado o Atari 2600 com jogos na memória.

A pergunta que fica é se isso será capaz de trazer a Tectoy de volta pro mercado de games. O que vocês acham?

No mais, vida longa e próspera à Tectoy!

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