Neurocientistas explicam que o esquecimento constante é um sinal de inteligência extraordinária

De acordo com Paul Frankland e Blake Richards, pesquisadores da Universidade de Toronto, esses pequenos erros cerebrais são totalmente normais. O que acontece é que memórias antigas são “sobrescritas” no cérebro por novas memórias. Eles também indicam que uma pessoa que tenha uma memória muito boa não será necessariamente mais esperta do que alguém com uma memória ruim; mas o oposto parece ser um fato. Seuamigoguru – 30 de julho de 2019

‘Fatos’ não são o que o cérebro percebe como fatos. O cérebro se concentra em criar um quadro geral de eventos ou uma versão simplificada de certas informações, o que poderia servir como um meio de tomar melhores decisões mais tarde ”. EDSON JESUS

“É importante que o cérebro esqueça detalhes irrelevantes e se concentre nas coisas que o ajudarão a tomar decisões no mundo real.”

Esses dois processos interagem entre si, permitindo que decisões inteligentes sejam tomadas em ambientes dinâmicos e ruidosos. O autor do estudo de revisão, Professor Blake Richards, explica que o verdadeiro propósito da memória é a otimização da tomada de decisão. O cérebro consegue isso filtrando detalhes irrelevantes e se agarrando a coisas que contribuirão para decisões inteligentes no mundo real.

Além disso, conforme novas células são formadas em uma área do cérebro conhecida como hipocampo, dedicada ao aprendizado, novas conexões substituem memórias antigas, tornando-as mais difíceis de serem acessadas. Apesar do que possa parecer, essas “substituições” constantes têm benefícios, permitindo que nos adaptemos a novas situações sem nos preocupar com informações antigas que poderiam nos levar a cometer erros. Sergio Enrique FariaEstudio da Mente. setembro 11, 2019

O propósito de dormir? Esquecer, dizem cientistas

“Você não quer esquecer tudo o que sabe, é claro, mas se estiver esquecendo muito mais do que o habitual, isso pode ser motivo de preocupação. No entanto, se você é alguém que esquece detalhes ocasionais, é provavelmente um sinal de que seu sistema de memória está perfeitamente saudável e fazendo exatamente o que deveria estar fazendo”.

A dupla já realizou diversas pesquisas com ratos, modelos animais interessantes por sua proximidade biológica com algumas funções humanas e chegaram à conclusão que ser esquecido era um sinal de inteligência depois de anos de dados acumulados sobre memória e atividade cerebral em experiências com os roedores.

Embora tudo isso seja um fato, você deve ter em mente que deve procurar ajuda médica se perceber que esqueceu grandes segmentos de informações essenciais para o seu dia a dia. Se este não for o caso, você não precisa se preocupar porque é completamente normal o esquecimento de detalhes triviais, porque é assim que o cérebro funciona corretamente.

“Sabemos que o exercício aumenta o número de neurônios no hipocampo. Isso pode fazer com que algumas lembranças se percam, mas são exatamente aqueles detalhes de sua vida que realmente não importam, e que podem te impedir de tomar boas decisões”, explica.

*Com informações de Conscientia Colectiva. Livremente traduzido e adaptado: REDAÇÃO SEU AMIGO GURU.

Você se esquece de muitas coisas desnecessárias? Então você já pode se orgulhar de ser uma pessoa muito inteligente. Você acha o mesmo? Deixe-nos sua opinião sobre o assunto.

Poetize-se: Neon, Influenciadores digitais que não existem, Reau e Miau – As Criptomoedas Meme do Brasil!, Os planos SURPREENDENTES de Zuckerberg e Musk para conectar Humanos e Máquinas, Nova IA em desenvolvimento vai permitir que humanos conversem com baleias

1 Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s