BITCOIN: O Futuro ou A Maior Fraude Do Mundo?

BITCOIN: O Futuro ou A Maior Fraude Do Mundo?Paulo Trenoi

Foi durante essa crise econômica em outubro de 2008 que um documento surgiu em uma obscura lista de emails, sugerindo uma nova forma de dinheiro eletrônico chamado de Bitcoin e que seria distribuido em uma rede descentralizada.

Seu criador era uma figura misteriosa, conhecido pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto.

Ao longo da história, metais preciosos foram escolhidos como dinheiro, não por decreto do governo, mas por causa de suas características únicas. O ouro é raro, fácil de reconhecer, fácil de carregar, durável, divisível e, o mais importante, ouro é difícil de encontrar e difícil de minerar e sempre foi visto como uma reserva de valor.

Na história moderna, quando a segunda guerra estava chegando ao fim, em 1944, as nações aliadas se reuniram em Bretton Woods e elaboraram um novo sistema financeiros – um sistema que tornaria o dólar americano a moeda de reserva mundial.

Sob esse novo Sistema, os países do mundo iriam fixar sua moeda a uma taxa fixa em relação ao dólar e porque a maioria do ouro mundial estava nos Eua, o dólar seria lastreado em ouro a um preço de U$35 por onça. Isso criou um sistema que todas as moedas estariam lastreadas em ouro através do dólar.

O sistema Bretton Woods durou cerca de 25 anos, mas em agosto de 1971 o presidente Richard Nixon convocou uma conferência de emergência, onde anunciou que os países não poderiam converter seus dólares em ouro. Esse movimento ficou conhecido como O choque Nixon. Com esse anúncio o presidente Nixon criou o nosso sistema financeiro atual, um sistema em que nenhuma moeda tem lastro em ouro ou qualquer coisa de valor. Isso é conhecido como Moeda Fiduciária.

Bitcoin é uma moeda virtual totalmente descentralizada e uma rede de pagamentos. Pense no Bitcoin como um livro contábil aberto, onde milhares de computadores em todo mundo trabalham juntos para verificar as transações. Quando você envia Bitcoins para alguém, a transação é transmitida por toda a rede. Após ser verificada, a transação fica registrada num livro-razão público chamado Blockchain.

O Blockchain contém registros de todas as transações que já foram feitas, desde a criação desse sistema, inclusive a primeira transação de Bitcoin em 12 de Janeiro de 2009, quando Satoshi enviou 10 bitcoins para Hal Finney.

O Blockchain é um grande livro contábil, um arquivo digital, que fica nos computadores de cada minerador. Cada um dos usuários contém uma cópia fiel do blockchain e eles mantêm essa cópia sempre atualizada e sincronizada com a rede. Com o Blockchain não é preciso mais confiar em terceiros como bancos para te dizer se a transação é válida ou não, porque tudo fica registrado na rede abertamente e após ser registrado é praticamente impossível de alterar. E se você tiver alguma dúvida se a transação ocorreu ou não, basta checar no blockchain.

A maioria das moedas são emitidas por um banco central que controla a oferta de dinheiro. Já o Bitcoin é um sistema ponto a ponto, então não há uma autoridade central. Em vez disso, os bitcoins são emitidos pelos próprios usuários que ajudam a processar as transações na rede. Esses usuários são conhecidos como mineradores.

Os mineradores são computadores especializados que fazem o trabalho de verificar e registrar transações no blockchain. Como recompensa por esse trabalho, os mineradores ganham Bitcoin. É assim que novos Bitcoin são gerados e colocados em circulação.

O sistema foi programado para que existam apenas 21 milhões de Bitcoins, o que torna o Bitcoin algo parecido com um ouro digital.

O Lobo de Wall Street tem razão, há vários esquemas por aí pumping and dumping essas cryptos e nós devemos ter cuidado.

Há várias shitcoins também no mercado que não servem para nada. Mas o Bitcoin não é uma fraude e realmente tem um valor real.

O grandioso investidor Warren Buffet disse que Bitcoin não tem valor intrínseco e não produz nada, mas o ouro também não e mesmo assim ano passado ele investiu em uma mineradora.

Mas ele investiu num ativo produtivo, então dá pra entender o pensamento dele.